sexta-feira, 20 de março de 2015

Parceria com Imama dará continuidade a programas de combate ao câncer. O MPF sabe que o secretário da Saúde, João Gabbardo e o DAHA querem a descentralização (e mais investimentos) na área da oncologia do Estado


Em reunião convocada pela secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, a Secretaria Estadual da Saúde comandada pelo médico João Gabbardo e o Imama (Instituto da Mama do Rio Grande do Sul) acertaram parceria para dar continuidade ao Mamamóvel e ao Projeto de Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde. Os dois programas têm como finalidade a atenção à saúde da mama entre as mulheres gaúchas.

As iniciativas foram debatidas, no Palácio Piratini, em encontro que reuniu o secretário da Saúde, João Gabbardo, o diretor do DAS (Departamento de Ações em Saúde), Elson Romeu Farias, a coordenadora da Seção de Saúde da Mulher, Nadiane Lemos (ambos da SES), a presidente do Imama, Dra. Maira Caleffi, e a supervisora de Projetos da instituição, Rita de Cássia da Cunha.

A unidade móvel do Imama, o Mamamóvel, é um caminhão equipado com mamógrafo, que circula pela interior do Estado para facilitar o acesso à mamografia e a informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. "Temos todo o interesse em manter essa parceria", afirmou o secretário João Gabbardo, ressaltando que a prioridade do Estado são o atendimento às pacientes que apresentam sintomas e o rastreamento de mulheres acima de 50 anos, faixa de idade em que ocorre a maior incidência da doença. "Também não vamos deixar de atender às mulheres com mais de 40 anos que desejarem realizar o exame" explicou. 

O blog sabe do interesse e da boa vontade do secretário da Saúde, João Gabbardo e do governo em fortalecer as unidades de UNACON (Serviços de Alta Complexidade em Oncologia) do interior gaúcho.  A descentralização é a solução!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário