sexta-feira, 6 de março de 2015

Projeto do vereador Bernardino Vendruscolo que institui o Memorial em Homenagem ao Chimarrão é aprovado na Câmara Municipal de Porto Alegre



Durante sessão plenária, o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 160/10 que institui o Memorial em Homenagem ao Chimarrão. A iniciativa, que tramita desde setembro de 2010, é de autoria do vereador Bernardino Vendruscolo.

Por meio dos elementos que formam a simbologia do chimarrão - cuia, bomba, chaleira e exemplares da planta que dá origem à erva-mate - o Projeto de Lei visa reverenciar os usos e costumes do gaúcho. O Memorial deverá ser construído em local que permita a apresentação da história do chimarrão, com visitação pública e informações sobre a erva-mate.

Para o autor do Projeto, o Memorial será um importante local cultural. "O chimarrão faz parte da vida do gaúcho. Aqui na Capital, ainda não temos um monumento que retrate fielmente o chimarrão, o tradicional mate, que é capaz de unir as pessoas nos mais diversos locais. Hoje, o pé da maconha todo mundo conhece, sai estampado, bem bonito e colorido, semanalmente nas revistas e jornais. Enquanto isso, o pé de erva-mate é praticamente desconhecido pela população, ponderou o vereador Bernardino Vendruscolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário