quinta-feira, 18 de maio de 2017

Rio Grande do Sul irá reunir especialistas internacionais para falar sobre a prevenção de câncer na mulher

Nos dias 02 e 03 de junho, em Porto Alegre, acontece o III Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher e o Fórum de Conscientização da Mulher na Luta contra o Câncer.

O câncer do colo do útero é único câncer que pode ser prevenido, mesmo assim é o segundo tipo de tumor mais frequente entre mulheres. No Brasil, cerca de 230 mil pacientes morrem todos os anos por causa da doença. A maior incidência está na faixa etária entre 45 e 49 anos de idade. O principal fator de risco é a infecção pelo HPV.

Para discutir prevenção e conscientização do câncer do colo do útero, e apresentar o que existe de mais atual na área, o Rio Grande do Sul irá sediar em Porto Alegre, o III Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher e o Fórum de Conscientização da Mulher na Luta contra o Câncer. O evento vai reunir secretários de saúde, mulheres de diferentes atividades, empresárias, líderes de comunidades, primeiras-damas dos municípios gaúchos e o público em geral.

O evento é coordenado, pelo Dr. Paulo Naud, presidente do Instituto de Prevenção do Câncer de Colo do Útero. Durante o fórum, será assinado um protocolo de cooperação com o Principado de Mônaco, onde a doença já foi erradicada. A presidente do Brasil-Mônaco Project, senhora Luciana de Montigny, estará presente para a assinatura do protocolo. Além de especialistas da área da pesquisa médica de vários países, entre eles, os médicos Franco Borruto do Principado de Mônaco e Rengaswamy Sankaranarayanan, membro do comitê consultivo de alto nível dos governos latino-americanos, o UNASUR e OMS.

A intenção é implementar aqui no estado, um projeto inédito, nos mesmos moldes do programa aplicado no Principado de Mônaco, no modelo que o Dr. Paulo Naud já desenvolve aqui no Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário